Perfil
Blog da revista e portal IMPRENSA, dedicados à cobertura e análise da mídia. Comunicação, jornalismo, publicidade, assessoria de imprensa, relações públicas, propaganda, rádio, internet e televisão estão entre as pautas do BlogIMPRENSA.

Expediente

Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Luli Radfahrer
 Querido Leitor
 Futebol na Mídia
 The New World Lusophone
 Gastronomix
 Nova Corja
 O Biscoito Fino e a Massa
 Josias de Souza
 Marcelo Tas
 RPalavreando
 Pensar Enlouquece
 Interney
 Contraditorium
 SimViral
 Pedro Dória
 Ricardo Noblat
 Brainstorm #9
 Garotas que Dizem Ni
 Estilo Próprio
 Ilustrada no Cinema
 Repórter Net
 Mundo Tecno
 Rio Fanzine
 SmellyCat
 Assim como você
 Circo da Notícia
 Fernando Lessa
 Os Hermanos
 Me deu um estalo



 


Brasil - Campus Party 2010

Pode até parecer um exagero, 6 mil pessoas acampadas em um ritmo frenético de  downs e ups loads. Pode até soar estranho para os leigos termos como nerds (esse nem tanto), geeks, gadgets. Mas algo é verdade, não falamos de uma simples junção de aficionados por tecnologia, internet, mídias sociais, programas. Mas estão reunidos ai parte da geração pensante que representa o presente-futuro de nossa sociedade. Rede, mídias sociais, web 2.0, democracia na internet, não são mais temas isolados a uma realidade de bonança tecnológica, são sim vitais para um país que almeja o posto de potência econômica mundial e que diferente de outros possui uma esfera virtual digamos "livre". Além das tendências, reafirmações de tribos e projetos desenvolvidos ai, incluem-se as invenções malucas, outras mais “bacanudas” e uma série de cérebros pensantes sendo sondados por empresas. Ambiente muito parecido com o que gerou empresários na casa dos 19, 20 anos, nada muito diferente de personalidades como Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, Chad Hurley e Steve Chen do Youtube, Jack Dorsey do Twitter e Mark Zuckerberg do Facebook. Uma geração que conseguiu tirar o sono dos grandes conglomerados.

É isso ai! Esse evento não pode passar despercebido, pois representa acima de tudo a afirmação de uma geração que está formando opinião. Algumas tendências são notórias nesta realidade entre elas:

O real e o virtual, as pessoas mesmo com seus relacionamentos virtuais estão ali próximas fisicamente. Uma tendência que acadêmicos chamam de infosensações. Trazer o virtual e misturar com o real. Uma geração tátil, visual e afetiva.

Tendências políticas é a primeira eleição de nosso país que vive sob o guarda chuva das mídias sociais. Políticos que já marcam espaço nas mídias sociais há muito tempo. Algo que fez história nos Estados Unidos, inclusive o sucesso da campanha de Obama, estará por aqui.

Temas sérios como a popularização da banda larga, direitos autorais, softwares livres, a aplicação das tecnologias na educação.

Marcelo Branco, diretor do evento, afirmou para uma emissora que antes todo desenvolvimento estava em um laboratório e a internet veio para descobrir o conhecimento. Agora o desenvolvedor está em casa de bermuda. Uma mudança notória, inclusive nas relações de trabalho. Um garoto na casa dos 12 anos que participou de uma das mesas de debate afirmou: "Não me vejo trabalhando pra ninguém, quero aprimorar minhas ferramentas e não ficar usando pant brush para o resto da vida".

Luiz Gustavo Pacete



Escrito por blogimprensa às 17h37
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]