Perfil
Blog da revista e portal IMPRENSA, dedicados à cobertura e análise da mídia. Comunicação, jornalismo, publicidade, assessoria de imprensa, relações públicas, propaganda, rádio, internet e televisão estão entre as pautas do BlogIMPRENSA.

Expediente

Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Luli Radfahrer
 Querido Leitor
 Futebol na Mídia
 The New World Lusophone
 Gastronomix
 Nova Corja
 O Biscoito Fino e a Massa
 Josias de Souza
 Marcelo Tas
 RPalavreando
 Pensar Enlouquece
 Interney
 Contraditorium
 SimViral
 Pedro Dória
 Ricardo Noblat
 Brainstorm #9
 Garotas que Dizem Ni
 Estilo Próprio
 Ilustrada no Cinema
 Repórter Net
 Mundo Tecno
 Rio Fanzine
 SmellyCat
 Assim como você
 Circo da Notícia
 Fernando Lessa
 Os Hermanos
 Me deu um estalo



 


Brasil - Vem aí a Campus Party 2010

 

A Campus Party um dos maiores eventos de tecnologia do país, que começa dia 19 e vai até 25 de janeiro chega à sua terceira edição. Em 2008, foram 3,3 mil inscritos de 18 países. Neste ano o tema já está bombando no Twitter, que tem por um lado alimentado a expectativa de muitos e por outro levantado criticas e questionamentos de blogueiros e participantes sobre o patrocínio de grandes empresas. Nesta edição será 43 patrocinadores, entre empresas privadas e governo, com um patrocinador especial - uma grande empresa de TELECOM.

Na abertura da CPB2010 Tim Berners Lee, conhecido como pai da web responsável por criar o sistema "www" World Wide Web, fala sobre liberdade na web e dará palestra no dia 20 às 19h30 sobre a "terceira onda". O evento será divido em quatro Zonas de Conhecimento: Ciência, Entretenimento Digital, Criatividade e Inovação, total de 500 horas de oficinas, palestras e workshops. 

Entre os convidados da Campus Party 2010 estão:

Kevin Mitnick - Nascido na Califórnia é um cracker que ficou conhecido por sua atuação, desde 1980 invadindo computadores, foi preso e atualmente é consultor de segurança. No evento Mitnick fala sobre a “A Arte de Enganar” onde frisará a vulnerabilidade das tecnologias de segurança.

Marco Figueiredo - Pesquisador brasileiro que já liderou um grupo de estudos de pesquisa na Nasa, vai falar sobre a “Exploração Espacial Livre e a Luta pelo Conhecimento Aberto”

Scott Goodstein - Uma das estrelas do evento é o  responsável pela campanha digital de Barack Obama, um dos mais comentados cases de utilização do ambiente digital para campanhas política. Ele trata do tema “A Importância e o Efeito das Redes Sociais nas Estratégias de Comunicação e a Tendência do Móbile Marketing”.

Lawrence Lessig - Um dos fundadores da Creative Commons e defensor da internet livre também participa da Campus Party 2010.

E outros como:

David Neeleman - Criador do primeiro e-Tkts (serviço que facilita a compra do bilhete e o check-in).

Marcelo Tas, TC - líder tecnológico quilombola - e Anapuaka, índio conectado falando sobre as mudanças que estão acontecendo na internet nos últimos anos.

Federico Casalegno - Diretor do Mobile Lab do MIT – EUA, em mesa-redonda sobre as ações de inovação no uso de tecnologia na educação.

Luiz Gustavo Pacete 



Escrito por blogimprensa às 16h03
[] [envie esta mensagem] []



Haiti - A importância da informação em grandes tragédias

Os principais veículos noticiam e realizam suas coberturas. Divulgam as formas de ajuda que podem chegar ao Haiti. Após dois dias do terremoto, já se pode ler, ouvir e assistir depoimentos de resgates, e documentações de jornalistas sobre a situação no país assolado pela destruição. Neste momento aqueles que não podem contribuir "in loco" ou com ajuda material têm nas ferramentas de informação aliadas importantes. Em tempos em que a “grande imprensa” não é mais a única provedora de informações o mundo acompanha também, via mídias sociais e diversas outras ferramentas, o cenário da tragédia. São vários os exemplos de utilidade da internet e de outros recursos que tem ajudado de alguma forma o povo haitiano.

SMS - Estrangeiros são resgatados, após pedirem ajuda via SMS. Um cidadão da Republica Dominicana que ficou preso sob os escombros de um hotel enviou mensagens de texto para que pudesse ser resgatado com vida. Na mensagem Ruddy Benet informou o local que estava. Com base na mensagem foi resgatado. Outro caso foi de uma jovem canadense também sobre escombros que foi encontrada após enviar uma mensagem de texto a Ottawa. A informação chegou até diplomatas canadenses no Haiti.

INTERNET - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha já disponibilizou um site para ajudar as vitimas do terremoto. O objetivo é auxiliar na reaproximação entre familiares. Trabalho que o CICV já desenvolve em outras partes do mundo. A página permite que as pessoas no Haiti registrem os nomes de seus parentes criando um banco de dados que vai ajudar nos reencontros. www.icrc.org

GOOGLE EARTH - O Google Earth - sistema de imagens de satélite - já possui as imagens do Haiti. Na manhã desta quarta, dia 13, foram registradas as fotos de Porto Principe que também podem contribuir na busca por sobreviventes.

CÂMERA DE SEGURANÇA - Uma câmera de segurança registrou o momento do tremor e também da destruição em Porto Príncipe. O vídeo foi divulgado pela rede estadunidense CBS.

INTERNET - Brasileiros que queiram ajudar com doações em dinheiro ao Haiti podem realizar via cartão de crédito ou depósito: Site da Cruz Vermelha www.icrc.org

SEGURANÇA - Com o aumento no número de doações em dinheiro e de apelos o FBI alertou a população mundial via comunicado que as pessoas tomem cuidados com aproveitadores virtuais que possam realizar fraudes. O FBI dá dicas de como identificar uma campanha falsa.

Acompanhe a nota

BLOG- Por meio de seu blog um sobrevivente dos desabamentos Jean Francois Labadie relatou os detalhes do que presenciou: Muita poeira, gritos e pessoas feridas e tentando voltar para casa.

Acompanhe: http://jeanfrancoislabadie.blogspot.com/

BANCO DE DADOS - O site de relações interiores Council on Foreign Relations (CFR) disponibiliza artigos, pesquisas e discussões que podem ajudar na captação de informações sobre o Haiti. Entre os links disponibilizados pelo site podem ser encontradas as ONGS que atuam no país e outras informações.

www.cfr.org

TWITTER - O jornalista Erik Paker que está no país a trabalho também relatou suas impressões via Twitter. Além disso, o microblog desde o ocorrido foi uma das principais maneiras de ter acesso a informação após o país estar quase totalmente incomunicável.

FACEBOOK - O grupo Earthaquake Haiti foi criado para ajudar o povo haitiano a encontrar seus parentes. Já passam de mil as fotos publicadas no Facebook.

Luiz Gustavo Pacete

 



Escrito por blogimprensa às 15h22
[] [envie esta mensagem] []



E.U.A - Nativos digitais - desafio para o marketing

Geração Y - um termo muito utilizado para identificar determinado grupo de pessoas, aqueles que nasceram após a década de 1980 e desenvolveram-se em um período de mudanças significativas na área de tecnologia. Conseguiram muitas coisas com facilidade se acostumaram ao conforto de uma sociedade marcada pela prosperidade econômica. Muitos até tachados de distraídos, egoístas, superficiais e desinteressados, mas não é bem assim, é possível encontrar na GY muitos engajados, à sua maneira, com questões humanitárias e não somente em consoles. Também se interessam por temas sociais e até ambientais, de forma diferente dos militantes políticos de outras gerações, que eram mais, digamos, "ferrenhos”. A Geração Y se manifesta por outra forma de "Comunidade" e fazem do espaço virtual uma ferramenta poderosíssima. Além disso, as vantagens do contato com a tecnologia possibilitam grandes vantagens a eles, um estudo da consultoria estadunidense Rainmaker, mostra que 565 dos profissionais desta geração buscam ser promovidos em um ano, e  muitos conseguem.

Animação da Revista Galileu

 

Mercado potencial

 

Entender essa galera é um desafio para o pessoal do marketing, um público interessante, mas não um alvo fácil. Um estudo feito pela AOL chamado de “Marketing e a Geração Y” identificou que os jovens daquele país entre 14 e 24 anos se enquadram na "geração da terceira tela". Para eles a tela do televisor é tão importante como a do computador e a do celular. Desta forma, conclui-se que a publicidade direcionada a essas pessoas devem envolver: off-line, online e móvel.

A pesquisa mostra que anualmente o adolescente que vive nos Estados Unidos gasta cerca de 2 mil dólares distribuídos em: telefone celular (US$864), roupas (US$624), jogos de videogame (US$276) e equipamentos eletrônicos (US$240). Este público passa 17 horas na internet e vêem TV mais de 11 horas. Outra novidade é que a tecnologia deixou de ser algo exclusivamente masculina e está melhor distribuída, A pesquisa afirma que 83% das garotas e 93% dos garotos se interessam por novidades tecnológicas.

O estudo pode ser viso na integra no site da AOL

 

Luiz Gustavo Pacete

 

 



Escrito por blogimprensa às 15h32
[] [envie esta mensagem] []



E.U.A - Mundo TEC

Terminou ontem, em Las Vegas, no estado de Nevada, a CES 2010 (Consumer Electronics Show) maior feira de tecnologia e equipamentos eletrônicos do mundo. O evento apresentou as novidades de produtos e tecnologias que, muito em breve, já estarão em nosso dia-a-dia. O número de expositores foi de 2.500 recebendo um público de 110 mil visitantes de toda a parte do mundo. Entre as novidades:

E-readers

Leitores eletrônicos ainda sob as discussões da melhor forma de viabilização de conteúdo - principalmente aqui no Brasil - foram uma das sensações. O badalado Kindle Dx da Amazon e outros modelos como o Skiff Reader e os tablets da Samsung e HP. Também foram lançados aplicativos para os livros digitais por empresas como Texas Instruments, Marcell, AU Optronics e Kurzwell Tecnhologies.

TV Digital 3D

A TV digital também foi outra que roubou a cena. A tecnologia já será colocada em prática durante a Copa de 2010 na África do Sul, pela estadunidense ESPN.  Sony, Samsung e LG exibiram novas linhas de televisores dotados de tecnologia que permite ver atrações com imagens tridimensionais. 

Brasil - Tempos modernos

Ainda falando em tecnologia a Globo estréia a nova novela das sete “Tempos Modernos”, com um mote mais TEC. No desfecho, inúmeras tecnologias típicas da vida moderna estarão presentes na vida dos personagens, entre eles o sistema de reconhecimento de voz e destaque para o sistema de segurança do edifico Titã envolvendo biometria e sistema de vídeo inteligente. Este conceito de vídeo inteligente já existe fora do Brasil e vem chegando gradativamente ao país, é um recurso que faz parte dos edifícios inteligentes com sistemas de automação. O vídeo inteligente é um sistema de câmeras que entre outras coisas, possuem características especificas.  

1 - Identificação de volume - isso já é muito utilizado na Inglaterra na prevenção contra terrorismo, exemplo – em um banco em determinada estação de metro ou local público é identificado um volume – mala, mochila, pacote – a câmera detecta e sinaliza que algo não está certo.

2 - Outra questão é a identificação de aglomerações, se a câmera identifica um fluxo maior de movimentação em determinado local ela sinaliza que algo não está certo por ali. Ou se não, um sujeito que está há muito tempo em um caixa eletrônico com atitudes suspeitas.

3 - Reconhecimento facial, digamos que seja o ponto alto desta tecnologia, ele permite que as pessoas sejam identificadas por sua face pela câmera, em distâncias especificas.

 

Esses recursos, entre outros, também podem ser utilizados como ferramenta de marketing. Em um shopping, por exemplo, um vídeo pode sinalizar o fluxo de movimentos de determinado local, mostrando se é viável ou não a instalação de determinada loja.

E vem ai a Campus Party 2010...

Luiz Gustavo Pacete



Escrito por blogimprensa às 18h17
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]